Orientações para Coleta

Parasitológico:
- Após colher o material, colocar no frasco apropriado uma quantidade razoável (meio frasco).

- Caso sejam coletadas após as 16:00 horas, guardar em geladeira e entregar pela manhã.

Parasitológico seriado:
- Seguir as orientações anteriores e trazer demais amostras, sempre alternando 2 dias após a entrega do ultimo material.

Hemograma: não é nescessário jejum.

Colesterol + Trigliceres + HDL: jejum de 12 a 14 horas.

Hormônios (Prolactina, HGH, Aldosterona, Renina, cortisol e Cotecolaminas): jejum de 4 horas e aguardar em repouso por no mínimo 30 minutos após chegar ao laboratório.

PSA: jejum de 4 horas e para ser coletado é preciso aguardar 2 dias após relação sexual, exercícios físicos ou toque retal.

Curvas glicêmicas: comparecer ao laboratório em jejum de 8 horas. Nas 72 horas que antecedem o exame, acrescentar as refeições massas, doces e açucares à vontade. O cliente necessita permanecer no laboratório por um tempo mínimo de 2 horas.

Demais exames de sangue: jejum desejável de 8 horas.

Urina I ou Urocultura:

- Antes da coleta, fazer higiene intima da área genital.

- Recomenda-se recolher a primeira urina da manhã em frasco fornecido pelo laboratório. Caso não seja possível colher a primeira urina, aguardar um período mínimo de 4 horas antes da coleta.

- Desprezar o primeiro jato urinário no vaso sanitário e em seguida colher a urina do segundo jato.

- Crianças que usam fralda: colher a urina no laboratório.

- Caso não seja possível levar a urina imediatamente para o laboratório, conserva-la refrigerada na geladeira por 3 horas, no máximo.

*Atenção: antibióticos, menstruação e cremes vaginais interferem no resultado do exame.

Urina de 24 horas (exames de cálcio, fósforo, ácido úrico, glicose, magnésio, Clearence* de creatinina, etc):

- Manter dieta normal e não ingerir bebidas alcoólicas durante o período de coleta da urina.

- Esvaziar a bexiga ao se levantar, desprezando-a no vaso sanitário. A partir de então, colher nos frascos fornecidos pelo laboratório toda a urina no período de 24 horas, inclusive a primeira do dia seguinte.

- Os frascos deverão permanecer refrigerados durante todo o período de 24 horas e enviados ao laboratório logo após a primeira coleta de urina do dia seguinte.

*Atenção: a perda de alguma amostra interfere bruscamente no resultado do exame.

*Se houver coleta de sangue, dirigir-se ao laboratório com jejum de 12 horas, juntamente com os frascos de Urina de 24 horas.

Urina I ou Urocultura junto com Urina de 24 horas:

- Ao colher a última amostra da Urina de 24 horas, ou seja, a primeira do dia seguinte, urinar um pouco (metade do frasco) no coletor próprio para a urina I ou Urocultura, seguindo as orientações de coleta.

* Clearence de creatinina: colher sangue em jejum de 8 horas.


*Atenção: Devido a variedade de exames executados pelo laboratório, o ideal é informar-se antecipadamente das orientações especificas através de nosso atendimento telefônico ou em um de nossos balcões de atendimento.

- Comprimir o local da punção de 3 a 5 minutos mantendo o braço esticado.

- Não carregar peso, até mesmo uma bolsa, no braço onde foi realizada a coleta, por 30 minutos.

- Clientes com problema de coagulação ou que usam auto coagulantes, comprimir o local da punção por aproximadamente 10 minutos.

- Cliente que já apresentaram mal estar em coletas anteriores devem comunicar o fato a enfermagem antes da coleta.

- Eventualmente poderá ocorrer a necessidade de uma nova coleta, por fatores que impossibilitem uma análise adequada. Nesse caso, o cliente é comunicado.

- Raramente, no local da punção poderá ocorrer um desconforto (dor ou hematoma), devido ao grau de sensibilidade de cada pessoa.

- Caso aconteça, use compressa fria durante as primeiras 24 horas e compressa morna do segundo dia em diante até não mais sentir desconforto. O hematoma desaparece em poucas semanas e geralmente não traz maiores problemas. Caso a ocorrência de um hematoma preocupe você, entre em contato com o laboratório.