Herpes-zóster: o que é, prevenção e tratamentos
O herpes-zóster, também conhecido como cobreiro, é uma infecção que afeta milhões de pessoas anualmente. A condição é mais prevalente em adultos acima de 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, especialmente em indivíduos com sistema imunológico enfraquecido.
Aproximadamente 10% dos casos de herpes-zóster resultam em complicações graves, como a neuralgia pós-herpética, que causa dor crônica debilitante. Além disso, a incidência da doença tende a aumentar com o envelhecimento da população.
Entender como prevenir e tratar o herpes-zóster é muito importante para melhorar a qualidade de vida e reduzir o impacto desta infecção. Neste blog, exploraremos métodos de prevenção, como a vacinação, e opções de tratamentos eficazes.
O que é o herpes-zóster?
O herpes-zóster é uma infecção viral caracterizada por uma erupção cutânea dolorosa que geralmente se manifesta em um lado do corpo ou do rosto. O primeiro sintoma é frequentemente uma dor intensa ou sensação de queimação, seguida por uma erupção que se transforma em bolhas. Essas bolhas podem se romper e formar crostas antes de cicatrizar.
Sintomas do herpes-zóster
- Dor na região acometida.
- Erupção.
- Febre.
- Dor de cabeça.
- Calafrios.
- Mal-estar.
Quem está em risco do herpes-zóster?
Qualquer pessoa que teve catapora está em risco de desenvolver herpes-zóster, mas o risco aumenta com a idade, prevalente em pessoas a partir dos 60 anos. O sistema imunológico enfraquece com o envelhecimento, tornando os idosos mais suscetíveis. Outros fatores de risco incluem:
- Sistema imunológico enfraquecido devido a doenças ou medicamentos;
- Estresse e trauma;
- Histórico de câncer ou tratamento de câncer;
- Infecção pelo HIV.
Prevenção: vacina de herpes-zóster
A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir o herpes-zóster, pois oferece uma ótima proteção contra o vírus. Proporciona uma camada adicional de defesa, reduzindo a incidência e a gravidade da doença. A vacina é administrada em duas doses, com um intervalo de dois a seis meses entre elas. É segura e com efeitos colaterais geralmente leves e temporários, como dor no local da injeção, fadiga e febre baixa.
Todas as pessoas com 50 anos de idade ou mais devem vacinar-se contra a herpes-zóster e não precisam de pedido médico. A vacina também é recomendada para pessoas com 18 anos de idade ou mais com risco aumentado de herpes-zóster e imunocomprometidos, mas neste caso a apresentação de um pedido médico é obrigatória.
Com a vacinação, não só se evita o desconforto e a dor intensa causados pela doença, mas também se previnem complicações a longo prazo que podem afetar significativamente a qualidade de vida.
Quais são os tratamentos ao herpes-zóster?
Embora não haja cura para o herpes-zóster, o tratamento pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração dos sintomas. Os principais tratamentos incluem:
Antivirais
Medicamentos como aciclovir, valaciclovir e fanciclovir podem reduzir a dor e acelerar a cicatrização se forem utilizados dentro de 72 horas após o aparecimento da erupção.
Analgésicos
Para controlar a dor, podem ser utilizados analgésicos de venda livre como paracetamol e ibuprofeno, bem como medicamentos prescritos para dor mais intensa.
Corticosteroides
Em alguns casos, os corticosteroides podem ser prescritos para reduzir a inflamação e o inchaço.
Creme ou pomada de capsaicina
Pode ser usada para aliviar a dor após a cicatrização das lesões.
Cuidado com a herpes-zóster é no DMS Burnier
O herpes-zóster é uma condição dolorosa e comum, especialmente entre os idosos. Compreender os fatores de risco, os métodos de prevenção e os tratamentos disponíveis é muito importante para gerenciar a doença e minimizar seu impacto na vida cotidiana.
Para um diagnóstico preciso e tratamento adequado, o DMS Burnier oferece exames especializados e suporte para aqueles que enfrentam o herpes-zóster. Para a prevenção, o DMS tem disponível a vacina que protege contra o herpes-zóster.
Aqui no DMS Burnier, numa trajetória de mais de 40 anos marcada pela dedicação e comprometimento, queremos proporcionar resultados de extrema confiabilidade. Acreditamos que, "a vida é o melhor dos resultados". Por isso, confie no DMS Burnier, pois estamos aqui para você, construindo uma empresa sólida que coloca sua saúde em primeiro lugar.
Quer marcar o seu exame no nosso laboratório? Um de nossos médicos vai estar pronto para te auxiliar. Entre em contato pelo WhatsApp e marque sua consulta. Ou vá direto às nossas unidades em Campinas, Hortolândia, Monte Mor, Valinhos, Vinhedo, Paulínia e Sumaré.
Acompanhe o DMS Burnier nas nossas redes sociais. Até a próxima leitura.