Nós da equipe do Laboratório DMS estamos sempre pensando em como melhorar a experiência dos nossos clientes. Pensando nas futuras mamães, lançamos um novo projeto chamado DMS Primeiros Passos, com objetivo de trazer informações e acessibilidade em exames específicos para a gestante, contando sempre com um atendimento acolhedor e humanizado em todas as nossas unidades.
O QUE É O DMS
PRIMEIROS PASSOS?
O DMS Primeiros Passos é uma jornada inesquecível criada para futuras mamães com o intuito de fornecer acessibilidade com descontos exclusivos em exames, após a descoberta da gravidez até o nascimento do bebê.
Quais exames fazem parte do
DMS Primeiros Passos?
Sexagem fetal, teste pré-natal não invasivo (NIPT) e teste do pezinho.
Como funciona os descontos do
DMS Primeiros Passos?
Ao realizar o exame BHCG quantitativo ou qualitativo, você ganha um voucher de desconto para a realização dos exames de sexagem fetal, NIPT e teste do pezinho.
Sexagem fetal
O exame de sexagem fetal é uma análise capaz de determinar o sexo do bebê de forma precoce por meio do sangue materno. Antes mesmo do ultrassom, você fica sabendo qual será o sexo do bebê e pode se preparar com antecedência para a chegada da criança.
Como funciona?
Durante a gestação, ocorre um fluxo fisiológico de pequena quantidade de células fetais para a circulação da mãe. O teste baseia-se na identificação de marcadores do cromossomo Y na amostra de sangue materno coletada, sem oferecer risco para o feto ou para a mãe. Considerando que apenas indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo, sua identificação no teste indica que o feto é do sexo masculino. Já a ausência de detecção indica gestação do sexo feminino.
Benefícios:
• Detecção precoce do sexo do bebê (a partir da 8ª semana completa de gestação);
• Método minimamente invasivo;
• Sem necessidade de jejum ou qualquer outra preparação especial;
• Sensibilidade de 99,0%
• O processamento da amostra é realizado exclusivamente por indivíduos do sexo feminino, minimizando as chances de contaminação (resultados falso-positivos para sexo masculino);
• Mimo especial entregue na retirada presencial do laudo, que poderá ser utilizado na revelação.
Teste Pré-Natal
Não invasivo – NIPT
O NIPT é um teste genético de estudo do DNA do bebê, feito através da coleta do sangue materno. Ele indica o risco do seu bebê apresentar as principais condições genéticas, como a síndrome de Down, síndrome de Edwards, síndrome de Patau e alterações dos cromossomos sexuais (síndrome de Turner, síndrome de Klinefelter) e até mesmo microdeleções.
É o único teste capaz de diferenciar o DNA da mãe e do bebê, trazendo mais precisão ao resultado. É feito sem trazer nenhum risco para a mãe ou bebê.
Benefícios:
• Rápido;
• Seguro;
• Não invasivo (sem riscos para mãe e bebê);
• Indicado para todas as gestantes;
• A partir da 9ª semana completa de gestação.
Para quem é indicado?
• Mulheres grávidas acima dos 35 anos;
• Gestantes com histórico de gravidez afetada com aneuploidia;
• Gestações em que o pai ou a mãe tenham translocação robertsoniana;
• Pacientes com triagem sérica positiva no primeiro ou segundo trimestre de gestação;
• Histórico de aborto;
• Achados no pré-natal que indicam um aumento de risco de cromossomopatias.
Teste do pezinho
Exame realizado a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê que permite identificar doenças como o hipotireoidismo congênito (quando a glândula tireoide do recém-nascido não produz quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue, como a doença falciforme).
Por que fazer o teste?
Como essas doenças não apresentam sintomas no nascimento, se não forem diagnosticadas e tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.
Quem deve fazer o teste?
Todas as crianças recém-nascidas. A data ideal para a coleta de sangue é entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido, ou conforme recomendação médica.
Oferecemos dois testes no programa DMS Primeiros Passos: o Teste do Pezinho Expandido, no qual são avaliadas 60 doenças; e o Teste do Pezinho Completo, no qual são avaliadas mais de 100 doenças, inclusive erros inatos do metabolismo e o teste TREC e Krec.