Direitos e Deveres
de Clientes e Familiares
Direitos
1.
Ser tratado por todos os
profissionais do Laboratório DMS Burnier com dignidade, respeito e sem
discriminação de qualquer natureza.
2. Ser identificado pelo nome e
sobrenome civil, não podendo ser identificado por número, nome ou código da
doença ou outras formas desrespeitosas ou preconceituosas.
3.
Obter informações claras, simples
e compreensivas a respeito dos procedimentos a que será submetido. Consentir ou
recusar, de forma livre e voluntária, após os esclarecimentos a respeito dos
procedimentos a que será submetido.
4. Ter assegurado o segredo sobre
seus dados pessoais, através da manutenção do sigilo profissional, desde que
não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.
5. Se criança ou adolescente, ter
seus direitos na forma do estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90
e 12.962), assegurados, entre eles, a permanência integral de um dos pais ou
responsável a seu lado.
6. Se idoso, ter todos os direitos
previstos no estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/03 e Lei Nº 13.466, de 12 de
julho de 2017, dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores
de oitenta (80) anos.
7.
Ser informado sobre todos os
direitos acima, sobre as normas e regulamentos do laboratório e sobre os canais
de comunicação institucionais para obtenção de informações, esclarecimento de
dúvidas, podendo expressar suas preocupações e queixas para a direção, por meio
do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) (19) 3829-5383.
Deveres
1.
Agir com discrição, respeitando
os direitos dos demais clientes, colaboradores e prestadores de serviços nas
dependências do Laboratório DMS Burnier.
2. Fornecer informações
precisas e completas no atendimento sobre o seu histórico de saúde, doenças
prévias, queixas e enfermidades, história de uso de medicamentos, drogas,
reações alérgicas e demais informações relacionadas à sua saúde.
3. Observar todas as
recomendações e instruções que lhe foram transmitidas pelos profissionais do
laboratório, esclarecendo todas as dúvidas. Seguir rigorosamente as
recomendações para os exames, seu preparo e suspensão de medicamentos, caso
sejam solicitados pelo seu médico assistente.
4. Providenciar os
documentos necessários para atendimento no Laboratório, bem como, para autorização
e aprovação do seu convênio, honrando seu compromisso com o laboratório.